Capa da publicação Direito e as Ciências afins
Capa: Bing

Direito e as Ciências afins

Leia nesta página:

O presente trabalho tem como propósito abordar as várias ciências que colaboram com o Direito, que são chamadas de ciências afins, onde estão atuando lado a lado do Direito, proporcionando que se chegue ao melhor resultado possível no caso concreto.

INTRODUÇÃO

O texto vai abordar sobre o tema: direito e as ciências afins, apresentando quais são essas ciências? Como elas vão auxiliar o direito? Porque elas existem? Entre outras perguntas que serão respondidas ao decorrer do texto. Escolhi o tema direito e ciências afins porque ele vai tratar da relação do direito com outras ciências e a partir dessas ciências já termos uma noção dos fundamentos do direito, tema este que é importante pelo fato de mostrar as formas da relação do direito com a sociedade e com o Estado, e é desse tema, como dito acima, que podemos compreender os fundamentos, e também as normas e os pensamentos do direito. Através de pesquisas realizadas, pude perceber que o direito precisa das ciências afins para solucionar os conflitos do direito público, quando o Estado tem parte na relação jurídica ou defende o direito do coletivo, e no direito privado, onde ambas as partes na relação jurídica são particulares e o Estado não tem parte, mas pode intervir.

O estudo do direito nos permite um estudo sobre várias outras ciências como: filosofia do direito, sociologia do direito e entre outras, e assim apresenta as ligações do direito com outras formas de conhecimento. Essas outras formas de conhecimento são as ciências afins ou disciplinas jurídicas. Para compreendermos o direito e as disciplinas jurídicas, temos que estudar o homem e a sociedade de antigamente, para termos um parâmetro de como surge à sociedade e com ela o direito.


DESENVOLVIMENTO

Existem duas correntes que abrangem esse assunto do surgimento da sociedade, os naturalistas e os contratualistas. Os naturalistas afirmam que é da natureza humana o convívio em sociedade, que para o homem ser feliz é necessário o seu convívio na sociedade, e como ocorre essa necessidade de viver em sociedade é necessário um órgão superior que vão regrar essa convivência, o órgão que aplica as normas é o Estado e junto a ele tem direito com suas normas aplicadas pelo Estado, esses naturalistas são: Aristóteles, Cícero e São Tomás de Aquino. A corrente dos contratualistas afirma que o homem é um ser autossuficiente, e essa autossuficiência promove uma falta de limites porque cada um pode fazer o que quiser e assim gera um caos, para conter esse caos é preciso um contrato hipotético que todos os indivíduos abrem mão de parte de sua liberdade em prol do convívio social, acrescentando afirmam que a sociedade além de ser produto de um contrato hipotético, é também o resultado de uma escolha dos indivíduos, ou seja, resultado da liberdade dos indivíduos. Logo, também é necessário algo que rege a sociedade para que não se tenha o caos e que faça valer cumprir o contrato hipotético, daí surge o Estado aplicando as normas do direito.

Depois de entender como se deu a formação da sociedade e junto a ela o surgimento do direito, pode-se dar continuidade ao estudo sobre as ciências afins. Elas são divididas em: disciplinas jurídicas fundamentais e disciplinas jurídicas auxiliares. As disciplinas jurídicas fundamentais são: sociologia jurídica ou sociologia do direito, filosofia do direito e ciência do direito, estas são fundamentais ao direito, ou seja, o direito necessita delas para sua fundamentação, as disciplinas jurídicas auxiliares são: direito comparado, ciência política, antropologia criminal e entre outras, estas vão auxiliar o direito. Como a sociedade esta em constante mudança o direito precisa acompanhar essas mudanças que refletem de maneira direta nos fundamentos jurídicos, aí é que precisamos do auxílio das ciências jurídicas para estudar a sociedade e suas mudanças para que também ocorram mudanças no direito.

Começo primeiramente apresentando a filosofia do direito, uma disciplina jurídica fundamental que vai tentar encontrar respostas a indagações como: qual o sentido das transformações do direito? O que o direito consiste? Entre outras. Essas indagações são algo fundamental para que possamos entender e aprofundar sobre os fundamentos do direito e sua reflexão. De forma superficial, a filosofia do direito busca compreender o fundamento do direito e é dela que nascem todas as ciências. A partir dessa ciência podemos começar uma definição de direito, onde nenhuma outra ciência afim pode defini-lo. Pode haver uma semelhança entre ciência do direito e filosofia do direito, mas essas duas ciências afins do direito não se confundem, pois a principal diferença entre as duas é que filosofia do direito busca uma resposta a indagações do direito e também examina as possibilidades dessas indagações. Aquele que utiliza a filosofia do direito é o jusfilósofo, ele defende a lei, mas não exerce função jurídica. O jusfilósofo precisa fazer duas pesquisas: uma de natureza axiológica e outra lógica. A de natureza axiológica consiste em criticar as instituições jurídicas nas visões de justiça e de segurança. A pesquisa lógica estuda o significado de direito em visões complexas, ou seja, além do pensamento da sociedade. Tem uma diferença entre o conhecimento científico do direito e o conhecimento filosófico do direito, é que no conhecimento cientifico tem-se uma visão da ordem jurídica em sistemas e no conhecimento filosófico tem um ordenamento em prol da vontade da sociedade, então esses dois conhecimentos trazem uma harmonia entre o ordenamento jurídico e o ordenamento da vida. Então a filosofia do direito tem a função de ultrapassar o plano normativo e trazer respostas a indagações que o direito apresenta ao longo de sua prática.

Fique sempre informado com o Jus! Receba gratuitamente as atualizações jurídicas em sua caixa de entrada. Inscreva-se agora e não perca as novidades diárias essenciais!
Os boletins são gratuitos. Não enviamos spam. Privacidade Publique seus artigos

Outra disciplina jurídica fundamental é a ciência do direito ou jurisprudência, tem em seu estudo o fenômeno jurídico da mesma maneira de como ele é encontrado na história. Depois de ter apresentado o que difere a filosofia do direito da ciência do direito, vou apresentar o que difere a ciência do direito da filosofia do direito, onde a ciência do direito está interessada no fenômeno jurídico da mesma forma de como ele está realizado no tempo e no espaço. Essa ciência é sempre do direito positivo, esse direito positivo afirma que não existe o direito natural, apenas o direito positivo e escrito, esse direito assim como a ciência do direito, ele é positivado no espaço e tempo. Essa ciência afim sempre vai possuir uma referencia direta a um espaço de experiência vivida. Esse termo ciência do direito é utilizado, além de uma ciência afim, também como tema de estudos realizados sobre o campo do direito. A ciência do direito não busca a perspectiva do fundamento, e sim analisar as regras do país, ou seja, a constituição do país na sua validade.

Teoria geral do direito é uma ciência mais simples que vai estudar os conceitos do direito que são aplicados a todos os ramos do direito, ou seja, análise de conceitos gerais. Alguns Autores afirmam que a teoria geral do direito possui alguma semelhança com a enciclopédia jurídica, logo fazem uma diferenciação entre as duas, enquanto a teoria faz um estudo sobre os conceitos, à enciclopédia tem a função de fazer uma síntese de todas as disciplinas do direito.

Outra ciência jurídica é a sociologia do direito ou sociologia jurídica, essa ciência vai possuir um método de estudo que se divide em método analógico ou indutivo e método dedutivo, o método analógico parte de situações particulares para se chegar a uma lei generalizada, por sua vez, o método dedutivo parte de casos universais para solucionar um caso particular, esses métodos são utilizados na metodologia do direito. A sociologia tem por objeto a sociedade em suas finalidades e estruturas e não busca elaborar normas para a sociedade, mas sim como a vida social vai reagir às regras e como as regras vão interferir na sociedade, e vai analisar o porquê de quando uma lei é criada, mas não é cumprida ou aceita pela sociedade. A sociologia na atualidade trabalha na investigação das estruturas do fato social, ou seja, nos estudos de campos relacionados à sociedade humana.

A ciência do direito comparado é uma disciplina jurídica auxiliar, esta vai estudar as normas jurídicas de outros Estados relacionando e comparando com outras normas jurídicas de outros Estados com o objetivo de alcançar determinado ponto para a orientação dos legisladores, este estudo não é apenas de leis, mas deve ser de todo o direito dos Estados estudados. É importante de junto a análise das normas jurídicas se analise os costumes políticos e culturais para servir de base. Para obter uma conclusão mais precisa, os estudiosos devem escolher as legislações mais atualizadas do assunto que ele está observando. Em conclusão, o direito comparado cria o caminho certo para o estudioso observar as normas jurídicas de outros Estados, analisando as evoluções dessas normas e um elemento certo para futuras reformas.

Outra disciplina jurídica auxiliar é a moral, a diferença entre o direito e a moral se dar pela forma, os elementos distintivos do direito, e pelo conteúdo. A diferença pelo conteúdo começa em um aspecto histórico como: com os gregos e romanos foi à primeira tentativa de explicar essa diferença, na idade média essa tentativa de diferenciar os dois foi barrado pelo fato que na época os monarcas ditavam as leis, e outra tentativa foi na idade moderna que surge teorias a partir do iluminismo. A moral são ações praticas diárias do individuo, ela estuda o comportamento dos indivíduos na sociedade, no qual essa sociedade é regida por normas e valores morais, este comportamento não está presente em nenhum código, mas pelo fato do homem ser livre ele é responsável pela infração cometida contra a norma. Desse modo, a moral auxilia o direito no controle do comportamento da sociedade.

Outra disciplina auxiliar é a economia, que se preocupa com a distribuição e produção de bens que são essenciais à vida da sociedade. Essa ciência procura manter a ordem econômica no qual esta relacionada com o desenvolvimento do país, paz e o bem estar social. O direito permitiu a liberdade econômica, e faz com que as regras do controle do mercado sejam respeitadas.


CONCLUSÃO

Em conclusão, as ciências afins são várias, e busquei falar um pouco de cada uma e explicar sua função, na qual é auxiliar o direito, e procurei apresentar qual seria a forma como cada ciência iria auxiliar o direito aprofundando algumas principais. Com as pesquisas o texto pode ficar rico em informações, que também me ajudou a compreender sobre o direito e as funções das ciências afins. Como resultado, pode-se perceber que o direito não utiliza apenas leis para alcançar uma harmonia, uma finalidade social, que seria o bem comum, entre os indivíduos da sociedade, o direito se manifesta através de suas fontes que é a norma legal (lei), norma social (costumes), jurisprudência e a fonte negocial, ou seja, o direito utiliza várias fontes e ciências para reger uma sociedade.


REFERÊNCIAS

https://www.ambito-juridico.com.br

https://www.ebah.com.br

https://www.infoescola.com

Reale, Miguel. Lições Preliminares de Direito. 27º edição. Saraiva https://www.jus.com.br/a-ciencia-do-direito

Assuntos relacionados
Sobre os autores
Renan Martins

Advogado

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos