Reforma Tributária e o ITCMD

27/03/2024 às 08:13
Leia nesta página:

Por Amanda Caroline Camilo*

Uma das alterações significativas ao sistema tributário nacional promovidas pela Reforma Tributária - Emenda Constitucional nº 132/2023 - refere-se ao imposto sobre a transmissão causa mortis e doação de quaisquer bens ou direitos (ITCMD).

O ITCMD é o tributo que incide na transmissão de herança, doações e outras transmissões gratuitas de bens e direitos. Sua arrecadação ocorre no âmbito estadual, sendo que cada ente federativo estabelece uma alíquota e método de incidência. No Paraná, por exemplo, a alíquota do ITCMD é fixada em 4% e incide sobre o valor total dos bens e direitos transmitidos.

Com a Reforma Tributária, o ITCMD passará a incidir de forma progressiva sobre o valor do bem ou direito doado e/ou herdado, limitado a uma alíquota máxima. Em outras palavras, quanto maior o valor do bem ou direito, maior será a alíquota e, consequentemente, o valor do imposto.

É importante destacar que a progressividade será determinada com base no valor da parcela da herança atribuída ao herdeiro (quinhão), na porção legada pelo testador (legado) ou na doação efetuada, e não sobre o montante total da herança ou da doação. Essa abordagem pode representar uma vantagem para o contribuinte, dependendo de circunstâncias específicas.

Essa determinação constitucional de progressividade demandará a alteração das leis estaduais que instituem o ITCMD. Em Estados onde as alíquotas são fixas, como no Paraná, a transição para o modelo progressivo será obrigatória, podendo resultar em um aumento do imposto atualmente calculado. Nos Estados em que a legislação já contemplava a progressividade das alíquotas, a alteração necessária estará relacionada ao critério de incidência – em razão do quinhão, legado ou doação.

Cabe ressaltar que as alíquotas podem ser aumentadas a qualquer momento. Inclusive, atualmente, está em tramitação no Senado Federal o Projeto de Resolução nº 57/2019, que visa aumentar a alíquota máxima do ITCMD para 16%, dobrando o limite atual.

Outra mudança significativa diz respeito ao local de recolhimento do ITCMD. No caso de herança, o recolhimento passa a se dar no Estado de residência da pessoa falecida. Quanto às demais hipóteses de transferência gratuita de bens e direitos, o local de arrecadação permanece o mesmo.

Além disso, a Reforma prevê a não incidência do ITCMD em doações para entidades sem fins lucrativos, organizações assistenciais, beneficentes, religiosas e institutos científicos e tecnológicos. No entanto, as condições para a isenção devem ser estabelecidas por lei complementar.

Desde janeiro de 2024, essas mudanças estão em vigor, e as legislações estaduais podem ser alteradas a qualquer momento para se adequar às novas diretrizes.

A equipe tributária do Motta Santos & Vicentini Advocacia Empresarial está à disposição para esclarecer quaisquer dúvidas e analisar casos específicos, proporcionando um suporte necessário nesse momento de transição tributária.

*Amanda Caroline Camilo – OAB/PR 108.107, advogada tributarista no escritório Motta Santos & Vicentini Advocacia Empresarial.

Sobre o autor
Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos