Situações que somam tempo para a aposentadoria do engenheiro e arquiteto

15/04/2024 às 16:49
Leia nesta página:

Doenças graves, trabalho rural, períodos sem carteira assinada e outros antecipam a aposentadoria


A transição da vida ativa com muitos compromissos e comprometimento de horários para a aposentadoria é um momento marcante na trajetória de engenheiros e arquitetos. No entanto, o melhor momento para a entrada dessa nova fase, com a reforma da previdência, ocorrida em novembro de 2019, vem acompanhada de muitas dúvidas.
 
Conforme o advogado especialista em direito previdenciário, Carlos Alberto Calgaro, é possível que vários profissionais liberais e empregados com carteira assinada já tenham atingido as exigências para encaminhar a aposentadoria junto ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e nem sabem disso.
 
“A aposentadoria por tempo de contribuição é um direito do trabalhador que atingiu 30 anos de contribuição se mulher e 35 anos se homem, até 13 de novembro de 2019, data em que passou a vigorar a nova previdência. Para chegar a esse tempo mínimo de contribuição, existem situações que contribuem e somam tempo para a aposentadoria como trabalho rural, muitas vezes desenvolvido antes dos 12 anos de idade, períodos sem carteira assinada, de escola técnica, seminário e outros”, informa o advogado. 
 
Para esses casos, as regras antigas da aposentadoria ainda são mais vantajosas. Para aqueles que não atingiram esse tempo de contribuição até novembro de 2019, Calgaro esclarece que a nova previdência trouxe regras que suavizam a transição entre as regras antigas e as novas, possibilitando que os profissionais aproveitem as condições mais vantajosas para se aposentar antecipadamente. Com um cálculo previdenciário, pode-se identificar quando é o momento mais oportuno para se aposentar e quanto irá receber, favorecendo o encaminhamento do benefício mais vantajoso.
 
Vale destacar que engenheiros e arquitetos autônomos conseguem comprovar a atividade através de inscrição em órgãos de categoria, alvarás, declarações fiscais e laudos técnicos produzidos por outros engenheiros competentes e habilitados, entre outros documentos que comprovem o exercício da profissão e da exposição a agentes especiais.
 
O advogado previdenciarista aponta também as doenças graves ou incapacidades para a antecipação do benefício pois, cabe nesses casos o encaminhamento da aposentadoria da pessoa com deficiência que oferece vantagens significativas aos engenheiros e arquitetos.
 
Devido ao ambiente muitas vezes desafiador em que exercem suas profissões, esses profissionais podem se aposentar antes da idade mínima estabelecida pelo sistema previdenciário e a orientação de um profissional especializado em previdência torna-se fundamental para a conquista de um benefício mais vantajoso.



Para mais informações entre em contato:
[] (49) 3442-1385 | Whats (49) 99909-3533 
[] [email protected]
[] Rua Marechal Deodoro, 1246, Ed. San Gabriel, Concórdia - SC
[] Atendimento: Segunda a sexta das 08h às 18h | Sábados, das 08h às 11h30
 


Fonte: Andrieli Trindade - Jornalista /Calgaro Advogados Associados - OAB-SC 3420 / 49 9.9909-3533

Sobre o autor
Calgaro Advogados Associados

Carlos Alberto Calgaro - Advogado especialista em Direito Previdenciário - [email protected]

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos