Boas práticas para gestão de contratos

10/10/2022 às 16:09
Leia nesta página:

Quantos casos você já não viu ou até mesmo presenciou de brechas ou quebras de contrato que resultaram em perdas significativas para uma empresa, seja em relação aos seus prestadores de serviço, colaboradores, clientes ou fornecedores. 

Um contrato bem estruturado é a chave para alcançar o sucesso sem se preocupar com possíveis problemas e imbróglios jurídicos, que podem causar prejuízos financeiros, arranhar sua imagem e até mesmo causar um desconforto interno dentro do seu negócio.

Afinal, se antes a única preocupação era firmar boas parcerias, hoje vários fatores devem ser considerados, como a duração do contrato, os termos, o ciclo de vida, os valores, o relacionamento e por aí vai.

A pior coisa que pode acontecer para uma empresa, é firmar um contrato de longa duração e acabar tendo problemas, dores de cabeça e não conseguir a rescisão sem sofrer um prejuízo considerável. 

Mas calma, gerenciar contratos não é nenhuma tarefa impossível ou extremamente desafiadora, é possível fazer uma gestão consciente e eficiente sem fazer nenhuma loucura. 

No texto de hoje, separamos algumas boas práticas para gestão de contratos que vão te ajudar durante a sua jornada e trazer muito mais segurança para o seu negócio, bora conferir? Então vamos lá!

Revise termos e cláusulas do contrato de forma periódica

Muitos contratos, aplicados, podem ter sido redigidos a tempos atrás, e é claro que muita coisa muda dentro de um período, seja ele mais curto ou mais longo. Confiar apenas na memória das pessoas ou se basear em algo antigo pode ser uma grande furada. 

É preciso revisar termos e cláusulas de forma periódica, verifique sempre se os contratos acompanham o pensamento e normas estipulados dentro da sua empresa, confira se tudo funciona positivamente e se está sendo cumpridos aquilo que foi estipulado, realizando adaptações e manutenções de maneira frequente. 

Mantenha uma organização e armazene os contratos em um local seguro

Os contratos também devem estar em ambientes organizados e em um local seguro. 

Procure tem sempre uma cópia física e uma digital para os seus contratos, separe por ordem alfabética e de acordo com a função ou o contrato firmado com cada pessoa, ter tudo organizado e guardado em um local seguro, garante a eficiência e faz com que seja mais fácil de encontrar quando requisitado. 

Garanta o entendimento do contrato por todos os envolvidos

Ao elaborar e assinar um contrato, é preciso que todos os termos fiquem explícitos e sejam entendidos por todas as partes envolvidas, se alguma das partes está insatisfeita ou se sente confusa mesmo após a assinatura, a relação pode ser estremecida e gerar um certo desconforto durante toda a parceria. 

Procure garantir o entendimento do contrato sendo o mais claro possível, confira se todos correspondem com os termos estipulados e revise tudo com muita transparência e paciência, tirando possíveis dúvidas e acompanhando de perto, qualquer conflito existente. 

Utilize softwares para o monitoramento dos contratos

A tecnologia é uma grande auxiliadora dentro do nosso cotidiano, servindo como uma verdadeira válvula de alívio no nosso dia a dia, encontrando soluções e apontando caminhos muito mais fáceis e efetivos, e é claro que ela também ajuda quando falamos do monitoramento de contratos. 

Procure usar softwares e sistemas de gestão que te auxiliam no manuseio dos seus contratos, uma boa plataforma pode integrar todos eles em uma só área, facilitando a visualização, conferindo o histórico e disponibilizando segurança e agilidade durante o processo. 

O que achou do texto de hoje? Conhecia essas boas práticas para gestão de contratos? Se gostou, não se esqueça de enviar para os seus amigos e compartilhar em suas redes sociais, até a próxima!

Esse artigo foi escrito por Iago Lourenço, criador de conteúdo do Soluções Industriais





Assuntos relacionados
Sobre a autora
Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos